MENSAGEM DO BLOG




Para caminhar nas estradas da espiritualidade é preciso ter uma estrela guia. Uma mão condutora, terna, amorosa, porém firme. Sem esses Mestres e Guias condutores é impossível prosseguir em uma jornada segura, próspera e luminosa. Impossível também caminhar sem o auxílio das mãos amigas dos elementais, co-criadores da vida e da magia.
Deixo neste primeiro momento minha gratidão ao Povo Cigano que me adotou na espiritualidade e aos queridos amigos que tenho encontrado nesses caminhos, assim como aos quatro elementos que me inspiram e me iluminam a intuição e a visão além daquilo que posso ver em minha limitada capacidade.
Deixo aqui registrado meu amor e carinho às Mães Sara e Aparecida, guardiães deste Povo guerreiro e sofrido. Que Deus ilumine a todos os Ciganos encarnados e espirituais, pela difícil missão nestas eras de preconceito e intolerância. Que sua luz e alegria possa abrir as conscieências adormecidas. Assim eu peço ao Deus maior.
Desejo que todos aqueles que por aqui passarem recebam as vibrações de amor e alegria desta egrégora feita nas estrelas, SALVE O POVO CIGANO!

Seguidores

OS CIGANOS

" EM CIMA O CÉU,EMBAIXO A TERRA E,NO MEIO, OS CIGANOS."

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

CONTO DE UM BEDUÍNO




NAS DUNAS DE AREIA DO DESERTO, ENCONTRA-SE UM BEDUÍNO ACAMPADO ÀS MARGENS DE UM OÁSIS. SEU CAVALO, CANSADO, BEBE ÁGUA DEPOIS DE UMA LONGA CAMINHADA. O BEDUÍNO, EXAUSTO DA VIAGEM SOB O SOL ESCALDANTE, AGORA DESCANSA SENTADO DEBAIXO DE UMA PALMEIRA; TOMA UM REFRESCANTE CHÁ DE MENTA E FUMA SEU NAGUILÉ, O QUE O FAZ RELAXAR. HÁ UMA PEQUENA TENDA MONTADA LOGO ADIANTE, POIS, QUANDO CHEGA A NOITE NO DESERTO, TORNA-SE MUITO FRIO E CERTOS PERIGOS, COMO ESCORPIÕES E COBRAS, DEIXAM SUAS TOCAS PARA IR CAÇAR. LOGO, O BEDUÍNO ACENDE UMA FOGUEIRA PARA E AQUECER E AFUGENTARESTES INTRUSOS. SOLITÁRIO E CALADO, SEGUE SEU CAMINHO SEMPRE CERTO, POIS, MESMO COM TANTAS DIFICULDADES QUE SE ENCONTRAM NO DESERTO, TAMBÉM HÁ BELEZAS. NO DIA SEGUINTE, ELE AVISTA UM HOMEN CAÍDO, QUASE MORTO PELO CALOR; SUA PELE ESTAVA QUEIMADA E A BOCA SECA DE TANTA SEDE. O BEDUÍNO O RESGATA, LEVANDO-O PARA O OÁSIS. DÁ-LHE ÁGUA, CUIDA DE SUAS QUEIMADURAS E TAMBÉM DE SEU CAVALO IGUALMENTE EXAUSTO. APÓS ALGUNS DIAS, O HOMEN RECOBRA SUA CONSCIÊNCIA. O BEDUÍNO PERGUNTA SE ELE ESTÁ BEM E O QUE FAZIA ALI SOZINHO NO DESERTO. O HOMEN LHE RESPONDE QUE FOI ATRÁS DE UM TESOURO DE QUE OUVIRA FALAR, DEIXADO POR UM FARAÓ HÁ MUITOS SÉCULOS. - O MAIOR TESOURO QUE SE PODE TER É A VIDA; POR TUA ILUSÃO, QUASE PERDESTE A TUA VIDA, NÃO FOSSE A BONDADE DO GRANDE CRIADOR QUE ESTÁ NO CÉU E QUE TUDO VÊ. PENSA BEM, MEU AMIGO, QUAIS SÃO OS VERDADEIROS TESOUROS QUE QUERES, POIS VÊ QUE MESMO OS FARAÓS, COM SUAS RIQUEZAS INCALCULÁVEIS, UM DIA RUMARAM PARA O MUNDO DOS MORTOS E TODO SEUS TESOURO FOI DEIXADO AQUI, PARA QUE OUTROS INCAUTOS ARRISCASSEM SUAS VIDAS POR ALGO QUE NÃO SE PODE LEVAR DAQUI E AINDA PROFANANDO O DESCANSO ETERNO DOS FARAÓS. O HOMEN OUVIU BEM AS PALAVRAS DO SÁBIO BEDUÍNO E REFLETIU. QUANDO ESTAVA RECUPERADO, O BEDUÍNO INDICOU-LHE O CAMINHO CERTO E O HOMEM VOLTOU PARA CASA, SÃO E SALVO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário