MENSAGEM DO BLOG




Para caminhar nas estradas da espiritualidade é preciso ter uma estrela guia. Uma mão condutora, terna, amorosa, porém firme. Sem esses Mestres e Guias condutores é impossível prosseguir em uma jornada segura, próspera e luminosa. Impossível também caminhar sem o auxílio das mãos amigas dos elementais, co-criadores da vida e da magia.
Deixo neste primeiro momento minha gratidão ao Povo Cigano que me adotou na espiritualidade e aos queridos amigos que tenho encontrado nesses caminhos, assim como aos quatro elementos que me inspiram e me iluminam a intuição e a visão além daquilo que posso ver em minha limitada capacidade.
Deixo aqui registrado meu amor e carinho às Mães Sara e Aparecida, guardiães deste Povo guerreiro e sofrido. Que Deus ilumine a todos os Ciganos encarnados e espirituais, pela difícil missão nestas eras de preconceito e intolerância. Que sua luz e alegria possa abrir as conscieências adormecidas. Assim eu peço ao Deus maior.
Desejo que todos aqueles que por aqui passarem recebam as vibrações de amor e alegria desta egrégora feita nas estrelas, SALVE O POVO CIGANO!

Seguidores

OS CIGANOS

" EM CIMA O CÉU,EMBAIXO A TERRA E,NO MEIO, OS CIGANOS."

domingo, 17 de fevereiro de 2013

FLORES NAS SIMPATIAS CIGANAS


Flores Nas Simpatias Ciganas
É com tristeza que observamos que certos hábitos antigos,de grande beleza e simbolismo,hoje em dia estão em extinção.A Linguagem das Flores, por exemplo, é uma delas. As pessoas hoje em dia parecem conhecer apenas o simbolismo das rosas
e dos cravos, esquecendo-se de todo o resto.A educação moderna não se preocupa mais com esse tipo de coisa,considerada ultrapassada por muitos.Quando há necessidade de um toque de romantismo ou de elegância,porém,
as pessoas se ressentem de não ter mais esse tipo de cultura.
Muitas coisas das Linguagem das Flores não foram impostas nem descobertas,
mas surgiram, normalmente envoltas em lendas e mitos de rara beleza, que, hoje em dia, estão totalmente relegados ao esquecimento.Constituindo um ramo delicado e
belo das Simpatias Ciganas, as Simpatias com as Flores, que se utiliza dessa Linguagem, prestam-se não apenas a reviver essa tradição como também a disseminar conhecimentos que precisam ser preservados.Nas coisas no amor, principalmente, e do relacionamento mais sincero entre as pessoas, com toda certeza essas simpatias terão grande emprego. No conhecimento da linguagem e das lendas, seguramente estarem

 

os levando um pouco dessa cultura em extinção.

 

 


Para provar o amor

Quem ama está constantemente necessitando e exigindo da pessoa amada a confirmação do seu amor também. Parte é por insegurança, parte é por necessidade de receber atenção e carinho.Entre os ciganos, quando alguém quer manifestar isso, pedindo que a pessoa amada jamais deixe de pensar nela, costuma mandar um buquê com sete miosótis azuis.
Na Linguagem das Flores, isso significa um pedido nunca ser esquecido
Observação: o uso dessa flor com esse significado surgiu com uma lenda muito
antiga, entre os ciganos alemães.

Conta essa lenda que um casal de apaixonados passeava à beira do rio Danúbio.
A moça percebeu, então, uma flor azul, da cor do céu, que boiava na superfície, achando-a muito bonita. O cigano imediatamente se dispôs a apanhá-la para a amada, mas caiu e foi arrastado pelas águas, sem que ela pudesse salvá-lo.
Desesperado, ele ainda alcançou a flor e jogou-a para a margem, onde estava a sua amada. Pediu a ela que não o esquecesse e desapareceu para sempre nas águas.

 

 


Para agradecer pela felicidade

Poucas flores possuem tantos significados como a do alecrim, com seu azul repousante e místico, que vale por uma oração, tamanha a sua beleza singela e significativa. Ao invés de mandar rosas vermelhas declarando um amor ardente, os jovens ciganos apaixonados mandavam buquês de flores de alecrim. Na Linguagem das Flores, isso significa um agradecimento pela felicidade que o amor que lhe é dedicado proporciona.

Observação: segundo uma lenda cigana, essa planta tão significativa teve uma
origem milagrosa, surgindo na estrebaria, onde Jesus nasceu. Diariamente,
após banhar o sagrado corpo de Jesus Cristo, Nossa Senhora atirava a água sempre no mesmo lugar e ali brotou uma planta nova, com um perfume intenso e agradável.
Após a morte de Cristo, quando ele foi levado ao sepulcro, seu corpo foi perfumado
com a mais fina essência de alecrim e uma coroa de suas flores foi posta
em sua cabeça, tecida por Maria Madalena.

 

 

Para Proteção

Quando a pessoa amada viaja, a cigana deseja a ele toda a sorte e todo o sucesso na sua viagem, bem como seu breve regresso. Para isso, costuma pôr na janela uma simpatia, usando, para isso, um vaso de flores que cultiva especialmente para isso, conforme descrito numa das Simpatias para Viagem, nos capítulos iniciais.
Uma das flores mais usadas para isso é a malva, tanto a de flores brancas quanto a de flores violetas, que faz com que a viagem seja protegida e tenha bom termo.

Observação: conta uma lenda cigana que uma caravana chegou a uma terra
desconhecida e se estabeleceu ali provisoriamente. Um cigano se encontrava em viagem, como se podia ver pelo vaso de malvas posto numa das janelas de seu carroção. Alguns gadjos apareceram a sua procuram, dando a certeza de que queriam encontrá-lo para matá-lo, porque se julgavam ludibriados em um negócio. Para avisá-lo do perigo que corria, sua esposa não hesitou em espalhar pelo caminho flores e folhas de malva. Retornando da viagem, o cigano imediatamente percebeu que algo estava errado, porque aquela planta somente era cultivada por sua esposa e
naquele país não havia malvas. Tomando as devidas cautelas, escapou da emboscada.

 

 


Para conquistar uma mulher

Uma das reações mais comuns das mulheres, diante dos primeiros avanços de um conquistador, sempre foi o de demonstrar certo desprezo e certo orgulho.
Para um cigano, conhecedor da Linguagem das Mulheres e da natureza feminina, essaera uma reação esperada, que não o desestimulava, mas significava um incentivo para insistir em sua missão. As primeiras resistências eram quebradas
quando ele mandava buquês de camélias brancas e rosas. Se não eram devolvidas, era sinal que o orgulho e o desprezo eram parte do charme da mulher. Se eram devolvidas, ele não desistia da mesma forma e buscava novas formas de chegar ao coração daquela mulher.

Observação: as camélias já eram conhecidas dos ciganos, desde sua passagem pelos países da Ásia. Algumas mudas eram cultivadas por mulheres ciganas e usadas para simpatias, quando seus maridos ou amados viajavam.Por volta da metade do século XVIII, uma muda foi plantada na Itália, no Jardim de Caserta e se transformou na mais famosa cameleira de todos os tempos. Viveu 153 anos e chegou até à altura de 8 metros.

 

 

 

Para declarar amor

Já dissemos antes que, atualmente, as pessoas reconhecem apenas as rosas vermelhas, como símbolos para uma declaração de amor. Para os ciganos, no entanto, muitas outras flores têm o mesmo significado e uma delas é a tulipa, que não é facilmente cultivada nem encontrada no Brasil. Mesmo assim, já podem ser encontradas mudas aclimatadas que, com certeza, logo estarão popularizadas, desde que as pessoas saibam que elas representam uma das mais belas e significativas
declarações de amor.Para isso, devem ser remetidas em buquês de cores variadas ou
naquela preferida pela pessoa amada.

Observação: a tulipa está intimamente associada à Holanda, onde é considerada a
flor nacional. O que muita gente não sabe, no entanto, é que essa flor de rara beleza é originária da Turquia e foi levada para a Europa por volta do século XVI.Foi na Holanda, no entanto, onde se aclimatou total e perfeitamente. Para se ter uma idéia da beleza dessa flor, basta lembrar que já foram catalogadas aproximadamente 2.000 variedades, nas mais variadas e inesperadas cores.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário