MENSAGEM DO BLOG




Para caminhar nas estradas da espiritualidade é preciso ter uma estrela guia. Uma mão condutora, terna, amorosa, porém firme. Sem esses Mestres e Guias condutores é impossível prosseguir em uma jornada segura, próspera e luminosa. Impossível também caminhar sem o auxílio das mãos amigas dos elementais, co-criadores da vida e da magia.
Deixo neste primeiro momento minha gratidão ao Povo Cigano que me adotou na espiritualidade e aos queridos amigos que tenho encontrado nesses caminhos, assim como aos quatro elementos que me inspiram e me iluminam a intuição e a visão além daquilo que posso ver em minha limitada capacidade.
Deixo aqui registrado meu amor e carinho às Mães Sara e Aparecida, guardiães deste Povo guerreiro e sofrido. Que Deus ilumine a todos os Ciganos encarnados e espirituais, pela difícil missão nestas eras de preconceito e intolerância. Que sua luz e alegria possa abrir as conscieências adormecidas. Assim eu peço ao Deus maior.
Desejo que todos aqueles que por aqui passarem recebam as vibrações de amor e alegria desta egrégora feita nas estrelas, SALVE O POVO CIGANO!

Seguidores

OS CIGANOS

" EM CIMA O CÉU,EMBAIXO A TERRA E,NO MEIO, OS CIGANOS."

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

TAROT É ADIVIHAÇÃO?

 
O TARÔ É ADIVINHAÇÃO?
 O Tarô (ou Tarot) é um baralho de cartas de simbolismo misterioso e de origem desconhecida. Os desenhos das cartas representam figuras arquetípicas do nosso inconsciente coletivo. Arquétipos são figuras que refletem idéias e que se tornam aceitas por todos: a Grande Mãe, e o sentimento materno; o Velho Sábio; a bruxa má; o Divino; o dragão; a serpente; e outros.  Eles se refletem em todas as culturas.
Assim pedir para fazerem uma leitura de tarô é como pedir que o acompanhem por uma viagem interior em que você é o passageiro e o tarólogo é o guia. E para esta viagem-jornada, o tarólogo pode lhe indicar os melhores caminhos, prever se as coisas vão dar certo ou não e escolher junto o momento mais oportuno, porém, a viagem-vida é sua, e você sempre terá a última palavra. O Tarô se originou num momento em que o mundo abstrato era muito melhor aceito do que hoje e era normal se falar de forma simbólica.
Todo o material simbólico deriva da experiência humana que é comum a toda humanidade: as experiências podem ser as mesmas, mas o modo de enfrentá-las deve ser de acordo com quem está passando o momento. Podemos fazer conexões mentais e emocionais entre os símbolos impressos no Tarô e as estas experiências, mas nunca as cartas substituirão a experiência que se deve viver ou que se viveu.
De acordo com cada cultura ou Tarô interpretará seus símbolos filosóficos, mas sempre manterá a essência da carta. Assim, a Morte despertará medo em qualquer lugar do mundo por mais que se diga que ela é verdadeira, o desenho do esqueleto não é agradável de ver. E mesmo sabendo depois que esta carta não representa a morte em si, continua a despertar medo!
O Tarô é um conjunto de símbolos e sinais.
Um Sinal é representativo de algo específico e pode ser traduzido por uma palavra: o X que significa cruzamento, a mão aberta de frente que indica PARE;  o dedo indicador sobre os lábios sinalizando SILÊNCIO, e muitos outros.
 Um Símbolo representa algo que indica um significado de algo transcendente: a cruz, a Esfinge, a Hóstia, etc., e que é universal.
O Tarô é um símbolo pela sua transcendência já que há centenas de anos vem acompanhando as pessoas em tomadas de decisões através de suas representações.
Muitas cartas de Tarôs modernos têm sinais e não símbolos. Isto porque quer se favorecer a leitura rápida que não exija muito conhecimento.
Acompanhando esta Nova Era de Aquário, em que o Aguadeiro jorra a água do conhecimento para todos, o Tarô tem se popularizado. E todo o que se populariza corre o risco de se tornar simplório e vulgar.
Para se interpretar Tarô deve se estudar muito. Quanto mais se conheça da vida e dos mistérios ocultos que a ela concernem melhor será o aconselhamento. Infelizmente, o mundo imediatista e a falta de assumir responsabilidades fazem com que se reduza à simplicidade que se confunde com desconhecimento, a leitura destes símbolos antigos.
Hoje vemos em portas placas com os dizeres Lê-se Tarô, quando muitas vezes o leitor ou leitora mal sabem ler um livro de português! 
O que as pessoas confundem com intuição ou vidência é verdadeiramente preparo técnico, estudo, cultura e muita dedicação.
Portanto, meus amigos, o Tarô se interpreta, serve para aconselhar e não para adivinhar.
E se quiser ser um bom Tarólogo comece por consultar um bom especialista que lhe aconselhe sobre o melhor caminho e saiba que terá muito estudo pela frente!
Raquel Possi

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário