MENSAGEM DO BLOG




Para caminhar nas estradas da espiritualidade é preciso ter uma estrela guia. Uma mão condutora, terna, amorosa, porém firme. Sem esses Mestres e Guias condutores é impossível prosseguir em uma jornada segura, próspera e luminosa. Impossível também caminhar sem o auxílio das mãos amigas dos elementais, co-criadores da vida e da magia.
Deixo neste primeiro momento minha gratidão ao Povo Cigano que me adotou na espiritualidade e aos queridos amigos que tenho encontrado nesses caminhos, assim como aos quatro elementos que me inspiram e me iluminam a intuição e a visão além daquilo que posso ver em minha limitada capacidade.
Deixo aqui registrado meu amor e carinho às Mães Sara e Aparecida, guardiães deste Povo guerreiro e sofrido. Que Deus ilumine a todos os Ciganos encarnados e espirituais, pela difícil missão nestas eras de preconceito e intolerância. Que sua luz e alegria possa abrir as conscieências adormecidas. Assim eu peço ao Deus maior.
Desejo que todos aqueles que por aqui passarem recebam as vibrações de amor e alegria desta egrégora feita nas estrelas, SALVE O POVO CIGANO!

Seguidores

OS CIGANOS

" EM CIMA O CÉU,EMBAIXO A TERRA E,NO MEIO, OS CIGANOS."

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

POVO CIGANO

 
 Pintura de Mariado Carmo da Hora
De norte a sul, de leste a oeste do planeta, onde houver possibilidade de vida, lá estão os ciganos com suas famílias numerosas diga-se de passagem. Surpreendentemente atravessam fronteiras, no entanto não tomam posse da terra. Povo perspicaz! Não consta nos registros históricos que tenham um dia travadado luta armada pela conquista de direitos territoriais. Ainda assim, conquistaram o mundo. Adotam alguns costumes das terras por onde andam, contudo não descaracterizam os seus costumes, preservando-0s através dos tempos. Sofrem influência de outras culturas e ainda assim preservam seus princípios éticos, pois o povo cigano tem um código ético próprio.
Mantêm o idioma, embora não exista grafia, sua cultura é passada de pais para filhos. Por força da vida nômade não frequentam escolas, e ainda assim, são poliglotas. Nao conhecem partituras, no entando são músicos exímios, seus ouvidos conhecem todas as notas musicais. É "dom", dizem. E afirmam seguros: nós ciganos já nascemos trazendo a arte no sangue. Podemos constatar que realmente são artistas por excelência. Compõem letras e melodias sem o domínio da escrita. Com os ciganos é assim mesmo que funciona. Quanto ao dom divinatório, são os verdadeiros magos, pois são capazes de relatar o passado, o presente e prever o futuro, recorrendo às mais variadas técnicas, tais como, leitura de mão, tarot, borra de café, ou simplesmente jogando os dados. Contrariando todas as expectativas necessárias para se preservar uma cultura, os ciganos se conduzem pela vida de forma a manter os princípios herdados dos seus ancestrais com originalidade. Embora se dividam os clãs com algumas características peculiares os ciganos são ciganos em qualquer parte do mundo.
Ashe Devleça

Nenhum comentário:

Postar um comentário