MENSAGEM DO BLOG




Para caminhar nas estradas da espiritualidade é preciso ter uma estrela guia. Uma mão condutora, terna, amorosa, porém firme. Sem esses Mestres e Guias condutores é impossível prosseguir em uma jornada segura, próspera e luminosa. Impossível também caminhar sem o auxílio das mãos amigas dos elementais, co-criadores da vida e da magia.
Deixo neste primeiro momento minha gratidão ao Povo Cigano que me adotou na espiritualidade e aos queridos amigos que tenho encontrado nesses caminhos, assim como aos quatro elementos que me inspiram e me iluminam a intuição e a visão além daquilo que posso ver em minha limitada capacidade.
Deixo aqui registrado meu amor e carinho às Mães Sara e Aparecida, guardiães deste Povo guerreiro e sofrido. Que Deus ilumine a todos os Ciganos encarnados e espirituais, pela difícil missão nestas eras de preconceito e intolerância. Que sua luz e alegria possa abrir as conscieências adormecidas. Assim eu peço ao Deus maior.
Desejo que todos aqueles que por aqui passarem recebam as vibrações de amor e alegria desta egrégora feita nas estrelas, SALVE O POVO CIGANO!

Seguidores

OS CIGANOS

" EM CIMA O CÉU,EMBAIXO A TERRA E,NO MEIO, OS CIGANOS."

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

MEDICINA DOS CIGANOS

 

Os ciganos antigos costumavam dizer que se remédio curasse, não se chamaria remédio, se chamaria curédio. E por se sentirem parte da própria Natureza, procuraram nela a cura de males físicos, pois sabem muito bem que existem grandes afinidades entre os vegetais e o seu próprio organismo humano. Mesmo morando em casas, jamais perderam o respeito e o contato direto com a Natureza, onde acampados, conseguem refazer suas energias.

Os ciganos não ignoram as circunstâncias da própria vida, porque sabem que encontram substâncias naturais capazes de amenizar efeitos desagradáveis. Estes recursos preciosos da Magia da Natureza e da Medicina Cigana estão agora à disposição de todos.

 Vinho Revigora e dá forças especiais


O vinho de valeriana, uma das plantas
mais utilizadas pelos ciganos, afasta o stress, acalma e fortalece o espírito.


Você vai precisar de:

2 punhados de raízes de valeriana

1 cravo-da-índia

casca de uma laranja da terra

1 ramo de alecrim

1 litro de vinho branco seco



Corte a raiz de valeriana em pedaços pequenos, e os coloque em um recipiente de vidro claro grande. Acrescente o cravo-da-índia, a casca laranja ralada e o ramo de alecrim. Verta o vinho branco seco sobre a mistura seca. Feche o recipiente firmemente e deixe macerando durante um ciclo da Lua (28 dias). Então passe a mistura por um filtro de papel, armazene em uma garrafa, que deve estar bem fechada. Beba 1 cálice três vezes ao dia.
 TINTURA REFRESCANTE


Ingredientes:

Folhas de erva de São João

Álcool de cereais


Junte os brotos frescos de erva de São João ao amanhecer. Remova as folhas e as coloque em um recipiente de vidro escuro de boca larga, bem fechado. Cubra as flores e a erva com álcool de cereais. Macere durante um ciclo da Lua (28 dias) em um lugar escuro. Agite a mistura no terceiro dia. Depois deste período, coe o líquido num filtro de papel e coloque num frasco com conta-gotas, de cor escura. O vidro deve ser fechado firmemente.

Use diariamente de 10 a 20 gotas da tintura, misturada em meio copo com água. O frasco conta-gotas deve ser guardado ao abrigo da luz solar.

A erva de São João flui pelo corpo inteiro e faz com que você se sinta harmonizado com as energias cósmicas. Esta tintura é tônica e recomenda-se para aliviar a sensação de medo, dor emocional, melancolia, depressão e para acalmar nervos.


Para clarear a pele e amenizar as rugas


Você vai precisar de:


Clara de um ovo de casca vermelha ou de galinha caipira

1 colher de sopa de açúcar refinado


Bata a clara rapidamente, mas não deixe chegar ao ponto de suspiro.

Acrescente o açúcar, misture e aplique no rosto fazendo uma massagem suave e de movimentos ascendentes. Deixe secar e lave com água fria, de preferência mineral.




Para amenizar dores musculares e reumáticas

Você vai precisar de:


50 ml de óleo de andiroba

Meio quilo de argila


Massageie a região com óleo de andiroba morno, em seguida espalhe a argila para formar uma placa e cubra toda a região dolorida. Deixe o emplastro no local por duas ou três horas. Depois, retire-o e limpe a região afetada. À noite, antes de dormir, aplique o óleo de andiroba, voltando a massagear o local, cobrindo com atadura.

Dica:

Coma três de pêras maduras, diariamente, enquanto durar o tratamento.É ótimo para curar dores reumáticas
 

 QUEIMADURAS


.....Na hora da queimadura, seja lá a extensão que for, a primeira providência é colocar a parte afetada debaixo de água fria corrente até que o calor diminuía e pare de queimar muitas camadas de pele. Depois, passar clara de ovo, levemente batida, só para que ela seja mais fácil de aplicar.


.....Recentemente, enfrentando situação em que houve queimadura de uma grande parte da mão por água fervente, colocou-se então a mão em baixo da torneira, bastante tempo, para tirar aquele calor inicial, porque a dor era violenta. Então abriu-se 2 ovos, separou-se as claras, bateu um pouco e colou-se na mão queimada.


.....Estava tão queimada a mão, que assim que se colocava a clara em cima secava e ficava uma película que depois ficou sabendo que era colágeno natural. Ficou-se pelo menos uma hora colocando camadas de claras na mão.



.....À tarde, não havia mais dor alguma, e no dia seguinte apenas a marca vermelha arroxeada onde havia queimado. Pensou que ficaria com
uma cicatriz horrível, mas para sua surpresa, depois de 10 dias não há nenhuma marca do acontecido, nada .... Nem a cor da pele mudou, aquela parte queimada foi totalmente recuperada pelo colágeno existente na clara dos ovos, que na verdade é uma placenta cheia de vitaminas.
 Em queimaduras, também e fenomenal o uso do tomate. Apos limpar o local queimado, dependendo da localização pode-se colocar rodelas de tomate cru. Ou bate-lo para que fique uma pasta. Usa-lo sempre cru.

 
MARCAS DE ESPINHAS/RUGAS NO ROSTO
.....1 .Fazer uma mistura de argila, suco de cenoura, mel e confrei e aplicar uma camada desta pasta de aproximadamente 1 cm no rosto por uns 40 minutos.


ESSA MASCARA NÃO TEM CONTRA INDICAÇÕES. FAÇA SEMPRE QUE DESEJAR.





GRIPES/PNEUMONIA


.....1. Assar bananas em forno convencional, pulverizar com canela em pó e comer à vontade pela manhã.


.....2. A casca da banana também é utilizada para remover verrugas, para cicatrizar queimaduras de até 3º grau e para rachaduras nos pés - raspar a parte interna da casca, colocar sobre o local e cobrir com band aid ou uma faixa.


 AFTA


.....1. Mastigar folhas do olho da mangueira por alguns segundos e descartar.
 
STRESS


.....1. Comer 1 maçã por dia, sempre no café da manhã ou no lanche da
tarde, nunca após as refeições (também combate asma e rouquidão).


.....2. Fazer chá da casca da maçã e tomar antes de dormir.


.....3. Caminhar de 5 a 15 minutos diariamente descalço na terra ou na grama.


.....4. Nas dermatites seborreicas/caspas causadas pelo stress, esfregar por 2 minutos o couro cabeludo com sementes de tomate e lavar em seguida com água fria (ou o mais fria possível).
 PARA COLESTEROL

Este é um problema que, antigamente, não existia entre os ciganos. A culinária moderna, no entanto, com seus pratos nada saudáveis acabaram nos seduzindo e, como resultado, não é raro encontramos ciganos com alguns quilinhos a mais, prejudiciais a sua saúde.

Trata-se de um problema atual, mas os antigos não o desconheciam, pois tinham simpatias específicas para evitá-lo. Uma delas era cozinhar o arroz, usando apenas algumas gotinhas de óleo de milho, juntamente com um chuchu cortado em pedacinhos e um mínimo de sal.

Observação: Esta simpatia, pode e deve ser feita por tempo indeterminado, servindo também para combater, com uma variação, a pressão alta.

Além de incluir o chuchu em sua alimentação, faça diariamente um chá, antes de dormir, usando três pontas do pé de chuchu. Tome-o quente. Depois, durante o dia, faça um novo chá e tome uma colher dele, frio, de hora em hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário