MENSAGEM DO BLOG




Para caminhar nas estradas da espiritualidade é preciso ter uma estrela guia. Uma mão condutora, terna, amorosa, porém firme. Sem esses Mestres e Guias condutores é impossível prosseguir em uma jornada segura, próspera e luminosa. Impossível também caminhar sem o auxílio das mãos amigas dos elementais, co-criadores da vida e da magia.
Deixo neste primeiro momento minha gratidão ao Povo Cigano que me adotou na espiritualidade e aos queridos amigos que tenho encontrado nesses caminhos, assim como aos quatro elementos que me inspiram e me iluminam a intuição e a visão além daquilo que posso ver em minha limitada capacidade.
Deixo aqui registrado meu amor e carinho às Mães Sara e Aparecida, guardiães deste Povo guerreiro e sofrido. Que Deus ilumine a todos os Ciganos encarnados e espirituais, pela difícil missão nestas eras de preconceito e intolerância. Que sua luz e alegria possa abrir as conscieências adormecidas. Assim eu peço ao Deus maior.
Desejo que todos aqueles que por aqui passarem recebam as vibrações de amor e alegria desta egrégora feita nas estrelas, SALVE O POVO CIGANO!

Seguidores

OS CIGANOS

" EM CIMA O CÉU,EMBAIXO A TERRA E,NO MEIO, OS CIGANOS."

domingo, 29 de setembro de 2013

OUÇA RÁDIO CIGANOS NA UMBANDA

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A FORÇA DO AMOR

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS CIGANOS

Declaração dos Direitos Ciganos
por Nicolas Ramanush (Gitano Baro)
As subscritas organizações e clãs ciganas reunidas no encontro "O Povo Cigano: O Outro Filho da Mãe Terra". Conclave Continental do Povo Cigano das Américas, celebrado em Quito (Equador) entre 12 e 16 de março de 2001 no início do "Foro das Américas pela Diversidade e a Pluralidade"
CONSIDERAÇÕES:
- Que os distintos clãs ciganos se encontram vivendo em vários países da América desde a época colonial e nesse sentido nossa presença, como povo, é preexistente a conformação de muitas Repúblicas atuais,
- Que coletivamente o povo cigano não é um povo adverso nem recém chegado nem estrangeiro, pois tem uma ampla trajetória e presença em quase tosos os países do continente americano,
- Que temos realizado incomensuráveis contribuições, não reconhecidas pela sociedade não cigana, aos processos de conformação das nacionalidades dos distintos países do continente,
- Que o povo cigano nunca pretendeu dominar ou impor sua cultura a outros povos, e contrariamente sempre se caracterizou por ser respeitoso a diversidade e pluralidade,
- Que a população cigana na América ultrapassa a cifra de três milhões de pessoas e leve em conta que sobre esta significativa presença demográfica há o fato de sermos obrigados a nos manter invisíveis,
- Que através da história, tanto antes como hoje, nosso povo tem sido vítima privilegiada de práticas e procedimentos racistas, discriminatórios, xenófobos e intolerantes que tem levado ao restante dos povos e culturas a nos considerarem com os piores e mais pejorativos qualificativos,
- Que quando se fala da diversidade dos povos e culturas do continente americano sistematicamente se omite e silencia a existência do povo cigano,
- Que somos um povo com história milenar, tradições e idioma próprios e por isso com plenos direitos de exercício da livre determinação,
- Que pese que nosso povo não tem dentro de sua opção civilizatória a conformação de um projeto estatal próprio, e isto não é impedimento para que possa estar apropriadamente representado nas instâncias internacionais e no sistema das Nações Unidas.
Em favor do anteriormente exposto, as organizações e clãs ciganas das Américas expressamos nosso indeclinável compromisso militante para trabalhar ativamente sobre os seguintes princípios:
Demandas:
1. Propugnar para que os Estados e Governos das Américas reconheçam o direito de livre determinação para o povo cigano.
2. Propender para que os Estados e Governos do continente reconheçam , promovam e garantam os direitos coletivos do povo cigano.
3. Defender, recuperar e valorizar a história e as tradições étnicas e culturais do nosso povo assim como proteger os direitos patrimoniais consuetudinários e o patrimônio cultural e intelectual do povo cigano.
4. Evitar qualquer forma de discriminação negativa, de racismo, de xenofobia, de intolerância e de exclusão para o povo cigano.
5. Realizar a promoção e difusão ante a sociedade dos não-ciganos dos conhecimentos e saberes tradicionais do povo cigano, e igualmente seus valores étnicos e culturais.
6. Propender para que os Estados e Governos das Américas apliquem taxativamente as normas jurídicas internacionais que de alguma forma protegem os direitos do povo cigano.
7. Lutar pela ampliação dos espaços de autonomia e auto-governo do povo cigano,buscando o reconhecimento de suas próprias autoridades e validando a existência de uma jurisdição especial, o CRIS ROMANÓ - nossas leis.
8. Propiciar a abertura de espaços interculturais necessários a fim de garantir a autonomia de opção civilizadora própria do povo cigano nas Américas.
9. Exigir dos Estados e Governos do continente americano que consultem adequadamente ao povo cigano antes da elaboração dos Planos de Desenvolvimento, com a finalidade de trazer propostas, especialmente as que afetem suas vidas, cultura, identidade e necessidades fundamentais, e para que se possam dispor recursos necessários para o pleno desenvolvimento de suas instituições, sua economia e para a capacitação e educação.
10. Propugnar para que os Estados e Governos da região garantam e implementem programas de educação bilíngüe e intercultural apropriadas para o povo cigano, assim como promover o aceso de seus jovens e mulheres a educação média e superior em condições favoráveis e que garantam sua permanência.
11. Exigir que os Estados e Governos das Américas implementem modelos alternativos de atenção em saúde para o povo cigano que garantam um adequado acesso aos serviços de saúde que deveriam ser favoráveis, compatíveis, auto-sustentáveis, eficazes, eficientes, manter a qualidade, e cujas ações se orientem a fortalecer a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde.
12. Cuidar para que os planos e programas estatais de saúde tenham em conta os conhecimentos, práticas e usos dos distintos meios de diagnósticos e tratamento próprios do povo cigano.
13. Reivindicar aos Estados e Governos para que promovam e garantam a segurança alimentar e o melhoramento substancial de qualidade de vida do povo cigano.
14. Propender para que os Estados e Governos do continente garantam a liberdade de consentimento informando ao povo cigano, através de suas autoridades e instituições representativas, cada vez que se prevejam o desenrolar de projetos, medidas legislativas ou administrativas susceptíveis de afetá-los diretamente.
15. Assegurar que o povo cigano tenha acesso eqüitativo, permanente e apropriado aos meios massivos de comunicação social.
16. Exigir o acesso de representantes do povo cigano às diferentes instâncias de participação criadas pelas instituições governamentais e poderes públicos.
17. Contribuir para a criação e consolidação daquelas instituições e instâncias próprias que o povo cigano requer,para avançar no processo de reconhecimento de seus direitos coletivos.
18. Viabilizar a geração dos mecanismos e instâncias necessárias que propiciem o estabelecimento de contatos, relações e intercâmbios fluídos e permanentes entre os ciganos das Américas e entre estes e o restante da comunidade cigana internacional.
19. Propender para que existam as garantias necessárias para que a forma de vida nômade e itinerante, que conservam muitos clãs ciganos das Américas, possam ser mantidas no tempo que se traduz na exigência aos Estados e Governos para que possam adequar lugares especiais para que se instalem os acampamentos e normas especiais que facilitem o livre trânsito através das fronteiras internacionais no continente.
20. Pedir aos Estados e Governos da região que reconheçam o status de refugiados dos membros do povo cigano e desenvolvam políticas públicas, programas e ações adequadas com a finalidade de atender aos ciganos que por razões políticas, sociais, culturais, étnicas, religiosas, econômicas e de qualquer outra classe, se vejam necessitados de refugiar-se ou a imigrar ao continente americano.
Em razão destas legítimas demandas é que: PARA A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, ONU, QUE:
1. Iniciem um amplo e profundo processo de democratização de toda sua estrutura com a finalidade de evitar que as instâncias mais relevantes do sistema das Nações Unidas terminem controladas por um número reduzido, mas poderoso, de Estados que na maioria das ocasiões tomam decisões controversas e sem o respaldo do consenso da comunidade internacional.
2. Elaborem instâncias, mecanismos e procedimentos que possibilitem que no sistema das Nações Unidas possa participar plenamente e em condições de igualdade frente aos Estados, o povo cigano. Como primeiro passo para isso propomos o estabelecimento de um "Foro Permanente para o Povo Cigano" que no nível mais elevado possível, com uma composição mista e eqüitativa e com um mandato amplo que inclua os direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, sanitários, educativos, lingüísticos, de gênero, de desenvolvimento, prevenção de conflitos etc. Facilitem o diálogo entre os Estados membros da ONU, o povo cigano as agências e organismos especializados do sistema de Nações Unidas sobre temas e interesses que afetem a nosso povo.
3. Iniciem o processo para que com a participação ampla e eqüitativa de delegados de nosso povo se redijam, discutam e aprovem uma " Declaração das Nações Unidas para os Direitos do Povo Cigano" que sirva de instrumento internacional que garanta, com bases aceitáveis, todos os direitos de nosso povo.
4. Reconheça e institucionalize no sistema das Nações Unidas e nos Estados membros da ONU o dia 8 de abril como "Dia Internacional do Povo Cigano", em recordação da celebração, em Londres (Inglaterra) entre 7 e 9 de abril de 1971, do "Primeiro Congresso da União Cigana Internacional" , que marcou o início do movimento associativo contemporâneo de nosso povo.
5. Como parte das reuniões e atividades preparatórias da "Conferência Mundial Contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Outras Formas de Intolerância", O Escritório do Alto Comissionado para os Direitos Humanos, propicie e facilite a realização de um" Encontro Continental do Povo Cigano das Américas", no qual possamos unificar critérios , construir consensos e desenvolver estratégias, a partir das distintas realidades de nosso povo que se apresentam no continente.
6. Nos diferentes processos em instâncias do sistema das Nações Unidas não se continue "invisibilizando" ao povo cigano das Américas e, contrariamente, envolva-o ativamente nas reflexões e discussões sobre os temas que direta ou indiretamente o afetam.
PARA A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS, OEA, PARA QUE:
7. Constitua uma instância permanente que incorpore a existência do povo cigano nas Américas e realize a relação com nosso povo em um plano de igualdade.
8. Propicie o ativo envolvimento do povo cigano das Américas em todo o processo concernente a reflexão e discussão do "Projeto de Declaração Interamericana de Direitos dos Povos Indígenas", como quer em seu artigo 1 expressa explicitamente que as disposições legais desse "Projeto de Declaração" se fazem extensivas ao povo cigano, em sua condição de povo clã-social(isto é, idêntico ao sócio-tribal)
9. Com participação adequada do povo cigano se realize um amplo estudo sobre a situação que atualmente apresenta em matéria de direitos humanos, civis e coletivos.
AOS ESTADOS E GOVERNOS DAS AMÉRCIAS, PARA QUE:
10. Que reconheçam plenamente nossa existência como povo e garantam o exercício dos nossos direitos coletivos e civis. Em razão de sua projeção transnacional e de sua ampla mobilidade geográfica, o povo cigano deve ser reconhecido explicitamente pelos Governos e pelos Estados do continente, como um povo que é também americano por tradição e presença histórica.
11. Desenvolvam com uma ampla participação e com o livre consentimento e apoio prévio de nosso povo, instrumentos legais e normativos que garantam seus direitos coletivos e civis, assim como também sua integridade étnica e cultural.
12. Aos que ainda não o fizeram ratifiquem o Convênio 169 de 1989 da Organização Internacional do Trabalho, OIT, "Sobre Povos Indígenas e Tribais em Países Independentes" e aos que já o fizeram cumpram integralmente com suas disposições legais tendo em conta que estas igualmente se fazem extensivas ao nosso povo.
13. Em todo o processo referido na "Conferência Mundial Contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Outras Formas de Intolerância" se garantam uma ampla e apropriada participação de delegados do povo cigano dos países do continente.
14. Acolham solidariamente em seus respectivos territórios aos refugiados pertencentes ao povo cigano que, fugindo de perseguições e guerras que ocorrem em outros lugares do planeta, chegam ao continente americano buscando segurança e garantias para refazer suas vidas.
PARA AS ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS E AS AGÊNCIAS DE COOPERAÇÃO PARA QUE:
15. Em seus projetos e programas de ação e intervenção tenham em conta as necessidades e problemáticas atuais do povo cigano das Américas.
16. Se comprometam com as organizações ciganas das Américas a apoiar, com seus recursos financeiros e técnicos, todas aquelas iniciativas e projetos encaminhados para concretizar as principais demandas de nosso povo.
AOS POVOS INDÍGENAS E AFRODESCENDENTES, ASSIM COMO AOS OUTROS POVOS TRADICIONAIS QUE SE TENHAM ARRAIGADO NO CONTINENTE:
17. Apóiem solidária e fraternalmente aos desejos, demandas e reivindicações de nosso povo, encaminhadas para conseguir que saiamos da invisibilidade a que nos têm submergido e se reconheçam e respeitem, plena e integralmente, todos nossos direitos coletivos.
18. Em atos diversos de mútuo e recíproco conhecimento e "descobrimento" reconheçam o povo cigano das Américas como o outro filho da Terra Mãe, e dizer, como um povo que apesar de não ser nativo nem originário das terras tem antiga presença e trajetória que o levou a compartilhar estruturalmente os mesmos problemas que enfrentam os indígenas e afro-descendentes.
19. Reconheçam que o povo cigano é um agente social nas Américas que mesmo em sua invisibilidade está intervindo para ajudar na construção de sociedades diversas, plurais e inclusivas, mais democráticas, livres e justas.
20. O povo cigano das Américas valoriza profundamente as demandas e reivindicações elaboradas pelos povos indígenas e afro-descendentes assim como por outros povos tradicionais que vivem no continente, como os que abriram caminhos que hoje nosso povo está transitando. É por isto que, de certa forma, o povo cigano é herdeiro do trabalho organizativo, não utilizado por estes povos e por conseguinte, também os faz seus. Finalmente, às organizações e clãs ciganas das Américas comunicamos a conformação de uma instância de coordenação a nível continental:
o " Conselho de Organizações e Clãs Ciganas das Américas" que terá como missão fundamental contribuir para a consolidação do movimento associativo do nosso povo no continente e em todo o mundo, chegando ao processo de vizibilização do povo cigano no contexto da comunidade internacional.

Em continuidade se firma em Quito (Equador) no dia 16 de março de 2001 pelos delegados das
Organizações e Clãs Ciganas das Américas presentes:

AMERICAN ROMANI UNION (EE.UU)
ASOCIACION IDENTIDAD CULTURAL ROMANI DE ARGENTINA, AICRA
ASOCIACION NACIONAL DEL PUEBLO ROM (GITANO) DEL ECUADOR, ASOROM
FORO ROMANÓ DE CHILE
PROCESO ORGANIZATIVO DEL PUEBLO ROM DE COLOMBIA, PROROM
ROMANO LIL (CANADÁ)
SA ROMA INC (EE.UU)
WESTERN CANADIAN ROMANI ALLIANCE, WCRA P.S: agregado
EMBAIXADA CIGANA DO BRASIL PHRALIPEN ROMANI, (BRASIL)

TRÊS VERBOS

gypsie




Três verbos existem que, bem conjugado, serão lâmpadas luminosas em nosso caminho –Aprender,Servir e Cooperar.


Três atitudes exigem muita atenção – Analisar,Reprovar e Reclamar.


De três normas de conduta jamais nos arrependeremos –
Auxiliar com a intenção do bem,
Silenciar e Pronunciar frases de
bondade e estímulo.


Três diretrizes manter-nos-ão,
invariavelmente, em rumo certo –
Ajudar sem distinção , Esquecer todo mal e Trabalhar sempre.


Três posições devemos evitar em todas as circunstâncias – Maldizer,Condenar e Destruir.


Possuímos três valores que, depois de perdidos, jamais serão recuperados –
A hora que passa,A oportunidade e
A palavra falada.


Três programas sublimes se desdobram à nossa frente, revelando-nos a glória da Vida Superior – Amor, Humildade e Bom ânimo.


Que o Senhor nos ajude, pois, em nossas necessidades, a seguir sempre três abençoadas regras de salvação –Corrigir em nós o que nos desagrada em outras pessoas.Amparar-nos mutuamente.Amar-nos uns aos outros

Chico XavieR

SOU FRUTO DO VENTO

 






Sou fruto dos vento na noite de lua escondida
No corpo eu trago a marca e o punhal
Nos ombros carrego o peso dos tempos corridos
Meus olhos cansados já viram a tsara cair e levantar
Sou filha dos ventos sou cria da noite
Eu cigana sou mulher
Sou loba cansada, mas o pó da estrada não me deixa mais parar
Sou fada maldita já fui perseguida mil vezes queimei, mas sobrevivi
Sou como erva daninha por mais que arranque
Não tem que estanque o sangue cigano que há em mim
Tatiana Rocha

MEDICINA DOS CIGANOS

 

Os ciganos antigos costumavam dizer que se remédio curasse, não se chamaria remédio, se chamaria curédio. E por se sentirem parte da própria Natureza, procuraram nela a cura de males físicos, pois sabem muito bem que existem grandes afinidades entre os vegetais e o seu próprio organismo humano. Mesmo morando em casas, jamais perderam o respeito e o contato direto com a Natureza, onde acampados, conseguem refazer suas energias.

Os ciganos não ignoram as circunstâncias da própria vida, porque sabem que encontram substâncias naturais capazes de amenizar efeitos desagradáveis. Estes recursos preciosos da Magia da Natureza e da Medicina Cigana estão agora à disposição de todos.

 Vinho Revigora e dá forças especiais


O vinho de valeriana, uma das plantas
mais utilizadas pelos ciganos, afasta o stress, acalma e fortalece o espírito.


Você vai precisar de:

2 punhados de raízes de valeriana

1 cravo-da-índia

casca de uma laranja da terra

1 ramo de alecrim

1 litro de vinho branco seco



Corte a raiz de valeriana em pedaços pequenos, e os coloque em um recipiente de vidro claro grande. Acrescente o cravo-da-índia, a casca laranja ralada e o ramo de alecrim. Verta o vinho branco seco sobre a mistura seca. Feche o recipiente firmemente e deixe macerando durante um ciclo da Lua (28 dias). Então passe a mistura por um filtro de papel, armazene em uma garrafa, que deve estar bem fechada. Beba 1 cálice três vezes ao dia.
 TINTURA REFRESCANTE


Ingredientes:

Folhas de erva de São João

Álcool de cereais


Junte os brotos frescos de erva de São João ao amanhecer. Remova as folhas e as coloque em um recipiente de vidro escuro de boca larga, bem fechado. Cubra as flores e a erva com álcool de cereais. Macere durante um ciclo da Lua (28 dias) em um lugar escuro. Agite a mistura no terceiro dia. Depois deste período, coe o líquido num filtro de papel e coloque num frasco com conta-gotas, de cor escura. O vidro deve ser fechado firmemente.

Use diariamente de 10 a 20 gotas da tintura, misturada em meio copo com água. O frasco conta-gotas deve ser guardado ao abrigo da luz solar.

A erva de São João flui pelo corpo inteiro e faz com que você se sinta harmonizado com as energias cósmicas. Esta tintura é tônica e recomenda-se para aliviar a sensação de medo, dor emocional, melancolia, depressão e para acalmar nervos.


Para clarear a pele e amenizar as rugas


Você vai precisar de:


Clara de um ovo de casca vermelha ou de galinha caipira

1 colher de sopa de açúcar refinado


Bata a clara rapidamente, mas não deixe chegar ao ponto de suspiro.

Acrescente o açúcar, misture e aplique no rosto fazendo uma massagem suave e de movimentos ascendentes. Deixe secar e lave com água fria, de preferência mineral.




Para amenizar dores musculares e reumáticas

Você vai precisar de:


50 ml de óleo de andiroba

Meio quilo de argila


Massageie a região com óleo de andiroba morno, em seguida espalhe a argila para formar uma placa e cubra toda a região dolorida. Deixe o emplastro no local por duas ou três horas. Depois, retire-o e limpe a região afetada. À noite, antes de dormir, aplique o óleo de andiroba, voltando a massagear o local, cobrindo com atadura.

Dica:

Coma três de pêras maduras, diariamente, enquanto durar o tratamento.É ótimo para curar dores reumáticas
 

 QUEIMADURAS


.....Na hora da queimadura, seja lá a extensão que for, a primeira providência é colocar a parte afetada debaixo de água fria corrente até que o calor diminuía e pare de queimar muitas camadas de pele. Depois, passar clara de ovo, levemente batida, só para que ela seja mais fácil de aplicar.


.....Recentemente, enfrentando situação em que houve queimadura de uma grande parte da mão por água fervente, colocou-se então a mão em baixo da torneira, bastante tempo, para tirar aquele calor inicial, porque a dor era violenta. Então abriu-se 2 ovos, separou-se as claras, bateu um pouco e colou-se na mão queimada.


.....Estava tão queimada a mão, que assim que se colocava a clara em cima secava e ficava uma película que depois ficou sabendo que era colágeno natural. Ficou-se pelo menos uma hora colocando camadas de claras na mão.



.....À tarde, não havia mais dor alguma, e no dia seguinte apenas a marca vermelha arroxeada onde havia queimado. Pensou que ficaria com
uma cicatriz horrível, mas para sua surpresa, depois de 10 dias não há nenhuma marca do acontecido, nada .... Nem a cor da pele mudou, aquela parte queimada foi totalmente recuperada pelo colágeno existente na clara dos ovos, que na verdade é uma placenta cheia de vitaminas.
 Em queimaduras, também e fenomenal o uso do tomate. Apos limpar o local queimado, dependendo da localização pode-se colocar rodelas de tomate cru. Ou bate-lo para que fique uma pasta. Usa-lo sempre cru.

 
MARCAS DE ESPINHAS/RUGAS NO ROSTO
.....1 .Fazer uma mistura de argila, suco de cenoura, mel e confrei e aplicar uma camada desta pasta de aproximadamente 1 cm no rosto por uns 40 minutos.


ESSA MASCARA NÃO TEM CONTRA INDICAÇÕES. FAÇA SEMPRE QUE DESEJAR.





GRIPES/PNEUMONIA


.....1. Assar bananas em forno convencional, pulverizar com canela em pó e comer à vontade pela manhã.


.....2. A casca da banana também é utilizada para remover verrugas, para cicatrizar queimaduras de até 3º grau e para rachaduras nos pés - raspar a parte interna da casca, colocar sobre o local e cobrir com band aid ou uma faixa.


 AFTA


.....1. Mastigar folhas do olho da mangueira por alguns segundos e descartar.
 
STRESS


.....1. Comer 1 maçã por dia, sempre no café da manhã ou no lanche da
tarde, nunca após as refeições (também combate asma e rouquidão).


.....2. Fazer chá da casca da maçã e tomar antes de dormir.


.....3. Caminhar de 5 a 15 minutos diariamente descalço na terra ou na grama.


.....4. Nas dermatites seborreicas/caspas causadas pelo stress, esfregar por 2 minutos o couro cabeludo com sementes de tomate e lavar em seguida com água fria (ou o mais fria possível).
 PARA COLESTEROL

Este é um problema que, antigamente, não existia entre os ciganos. A culinária moderna, no entanto, com seus pratos nada saudáveis acabaram nos seduzindo e, como resultado, não é raro encontramos ciganos com alguns quilinhos a mais, prejudiciais a sua saúde.

Trata-se de um problema atual, mas os antigos não o desconheciam, pois tinham simpatias específicas para evitá-lo. Uma delas era cozinhar o arroz, usando apenas algumas gotinhas de óleo de milho, juntamente com um chuchu cortado em pedacinhos e um mínimo de sal.

Observação: Esta simpatia, pode e deve ser feita por tempo indeterminado, servindo também para combater, com uma variação, a pressão alta.

Além de incluir o chuchu em sua alimentação, faça diariamente um chá, antes de dormir, usando três pontas do pé de chuchu. Tome-o quente. Depois, durante o dia, faça um novo chá e tome uma colher dele, frio, de hora em hora.

BONECAS CIGANAS

SEMPRE MUITO LINDAS
Temos na verdade, vontade de adquirir todas.
Eis algumas, que você pode ter para fazer seu cantinho cigano.

O Tempo e o Vento [Trailer Oficial] [HD]

TEXTOS CIGANOS


 

 

Entidades Ciganas na Umbanda

São entidades que há muito tempo trabalham na Umbanda, mas normalmente se manifestam sob domínio de outras linhas como a linha da esquerda, a linha do oriente, entre outras. Isso é possível pelo fato da energia de trabalho ser a mesma, o que muda é a forma de manipular os fluídos, uma vez que os ciganos usam uma relação material, energética, elementar e natural, assim como o povo da esquerda, enquanto que o povo do Oriente manipula essas elementos através de seu magnetismo espiritual.
Sempre se faz necessário deixar claro que uma coisa é ‘Magia do Povo Cigano’, ou ‘Magia Cigana’, e outra coisa bem diferente são as Entidades de Umbanda que se manifestam nesta linha de trabalho. Existe uma pequena semelhança somente no poder da Magia, mas suas atuações são bem diferentes pois as Entidades de Umbanda trabalham sob domínio da Lei e dos Orixás, conhecem Magia como ninguém e, principalmente, não vendem soluções ou adivinhações.
Entre as legiões de Ciganos os nomes mais conhecidos são: Cigano Pablo, Wlademir, Ramirez, Juan, Pedrovick, Artemio, Hiago, Igor, Vitor e tantos outros. Da mesma forma temos as ciganas, como: Esmeralda, Carmem, Salomé, Carmencita, Rosita, Madalena, Yasmin, Maria Dolores, Zaira, Sunakana, Sulamita, Wlavira, Iiarin, Sarita e muitas outras também.
Os espíritos que se manifestam como Ciganos na Umbanda não trabalham a serviço do mal ou para resolver nossos problemas a qualquer custo, mas é importante saber que eles dominam a MAGIA e preservam a LIBERDADE e ,tanto quanto em  qualquer outra linha de trabalho da Umbanda, teremos aqueles espíritos que não agem dentro do contexto da Lei, os chamados ‘quiumbas’, que se encontram espalhados pela escuridão e a serviço das Trevas. Portanto, é imprescindível o bom nível espiritual do médium para trabalhar com essa linha para que não atraia esses tipos de espíritos pela Lei da Afinidade.
Os Ciganos usam muitas cores em seus trabalhos, mas cada Cigano tem sua cor de vibração no plano espiritual e uma outra cor de identificação. Uma das cores, a de vinculação vibracional, raramente se torna conhecida mas a de trabalho deve sempre ser conhecida para prática votiva das velas, roupas, etc.
É muito comum os Ciganos usarem em seus trabalhos moedas antigas, fitas de todas as cores, folha de sândalo, punhal, raiz de violeta, cristal, lenços coloridos, folha de tabaco, tacho de cobre, de alumínio, cestas de vime, pedras coloridas, areia de rio, vinho, perfumes, baralho, espelho, dados, moedas, medalhas e até as próprias saias das ciganas, que são sempre muito coloridas, como grandes instrumentos magísticos de trabalho.
Os Ciganos são dotados de uma sabedoria esplendorosa, trabalham com lindos encantamentos e magias e os fazem por força de seus próprios mistérios, escolhendo datas certas em dias especiais sob a regência das diversas fases da Lua.
Gostam muito de festas e todas elas devem acontecer com bastante música, dança, frutas, todas que não levem espinhos de qualquer espécie, com jarras de vinho tinto com um pouco de mel e ainda podemos fatiar pães do tipo broa, passando em um de seus lados molho de tomate com algumas pitadas de sal ou mel. Não podemos esquecer: flores silvestres, muitas rosas, velas de todas as cores e, se possível, incenso de lótus.
Adoram fogueiras onde dançam e cantam a noite toda, aproveitando do poder das salamandras para consumir todo o negativismo e acender a chama interna de cada Ser.
Os Ciganos têm em Santa Sara Kali as orientações necessárias para o bom andamento das missões espirituais.
Salve o Povo Cigano!

Símbolos Ciganos
TAÇA – simboliza união e receptividade. Qualquer líquido cabe nela e adquire sua forma. Tanto que, no casamento cigano, os noivos tomam vinho em uma única taça, que representa valor e comunhão eterna.
CHAVE – simboliza as soluções. É usada para atrair boas soluções de problemas. O símbolo da chave, quando em trabalho, costuma atrair sucesso e riquezas.
ÂNCORA – simboliza segurança. É usado para trazer segurança e equilíbrio no plano físico, financeiro e para se livrar de perdas materiais.
FERRADURA – simboliza energia e sorte. É usado para atrair energia positiva e boa sorte. A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a ferradura como poderoso talismã, que atrai a boa sorte, a fortuna e afasta a má sorte.
LUA – simboliza a magia e os mistérios. A lua é usada geralmente pelas ciganas para atrair percepção, o poder feminino, a cura e o exorcismo, atentando-se sempre para as fases: nova, crescente, cheia e minguante. A lua cheia é o maior elo de ligação com o sagrado, sendo chamada de madrinha. As grandes festas sempre acontecem nas noites de lua cheia.
MOEDA – simboliza proteção e prosperidade. É usada contra energias negativas e para atrair dinheiro. A moeda é associada ao equilíbrio e à justiça e relacionada às riquezas materiais e espirituais, que são representadas pela cara e coroa. Para os ciganos, cara é o ouro físico, e coroa, o espiritual.
PUNHAL – simboliza a força, o poder, vitória e superação. É muito usado nos rituais de magia, tem o poder de transmutar energias. Os ciganos também usavam o punhal para abrir matas, sendo então, um dos grandes símbolos de superação e pioneirismo, além da roda. O punhal também é usado nas cerimônias ciganas de noivado e casamento, onde é feito um corte nos pulsos dos noivos e em seguida os pulsos são amarrados em um lenço vermelho, representando a união de duas vidas em uma só.
TREVO – simboliza a boa sorte. É o símbolo mais tradicional de boa sorte, traz felicidade e fortuna. É raro encontrar um trevo de quatro folhas na natureza, mas quando se encontra pode-se esperar sempre prosperidade.
RODA – simboliza o ciclo da vida. A Samsara representa o ir e vir, o circular, o passar por diversos estados, o ciclo da vida, morte e renascimento. É usada para atrair a grande consciência, a evolução, o equilíbrio, é o grande símbolo cigano e é representado pela roda dos vurdón que gira. Samsara (sânscrito) – Literalmente significa “viajando”, o ciclo de existências, uma sucessão de renascimentos que um ser segue através de vários modos de existências até que alcance a liberação. Vurdón (romanês ou romani – dialeto cigano) significa “carroção”.
CORUJA – simboliza “o ver totalmente”. É usado para ampliar a percepção com a sabedoria possibilitando ver a totalidade: o consciente e o inconsciente.

 

Cavalo Cigano

 http://www.mundoequestre.com.br/cavalo-cigano/



Dócil e prestativo, este cavalo desempenhou um importante papel na cultura cigana.

Os cavalos ciganos, além de terem auxiliado povos nômades com sua obediência e docilidade, hoje contribuem com o ensino de esportes equestres a crianças e adolescentes.

E stes encantadores animais foram desenvolvidos pelos ciganos da Inglaterra e Irlanda e, de acordo com o folclore, o cavalo se originou do sonho de um cigano. Embora esse povo tenha tido muitos cavalos ao longo da história, estes que são reconhecidos como ciganos só emergiram no século 19.
Estes animais descendem de um tipo de cavalo conhecido como Cob, que apresenta estrutura pequena, porém pesada e poderosa, com ossos densos e fortes. Robusto, o Cob é conhecido por sua força, resistência física e facilidade no manejo.
O cavalo Cob específico do tipo Cigano, também conhecido como “Gypsy Cob”, conquistou grande popularidade por aliar suas cores e pelos exuberantes à inteligência, docilidade e força. Todos esses atributos foram muito convenientes na execução das tarefas da vida nômade. Os “Gypsy Cob” puxavam as casas dos ciganos, que eram vagões que seguiam em caravanas, ajudavam também em transportes de curta distância, além de tarefas domésticas diárias.
Muitas vezes conduzidos por crianças, estes cavalos precisavam dispor de boa vontade e gosto pelo trabalho, a fim de não ocasionar problemas. Além disso, a escassez de mantimentos durante as viagens exigia que tivessem uma peculiar rusticidade, tanto para a alimentação quanto para o clima, pois descansavam em terrenos desocupados à beira das estradas. Devido a essas necessidades específicas, a força deste tipo de cavalo, somada à sua pequena estatura e exemplar obediência, fez do cavalo cigano a solução ideal para a manutenção da vida destas comunidades.
Ainda utilizado por famílias nômades, hoje em dia o cavalo cigano é conhecido ao redor do mundo devido à sua beleza única. Populares em eventos e shows equestres na América do Norte, Europa e Austrália, o “Gypsy Horse” também é utilizado como cavalo de tração e de sela, principalmente para crianças e adolescentes, tendo em vista que sua beleza é um atrativo a mais para o interesse dos pequenos.

Com crina e cauda abundantes, o cavalo cigano também apresenta grande quantidade de pelos nas patas. A média de altura de um cavalo cigano é de 1,45m. A raça se apresenta em quase todas as pelagens, muitas com marcações semelhantes às do Paint Horse. A diferença entre o Cavalo Cigano e o Paint Horse, além do tamanho, está em suas patas, que possuem pelos compridos, como as do Shire e Clydesdale.
Como a cultura cigana não costuma manter registros escritos, as melhores linhagens são lembradas apenas na memória deste povo. Exemplares como “Orelhudo”, “Kent” e “Roadsweeper” são considerados os grandes representantes dos cavalos ciganos. Com sua crescente popularidade, a criação destes animais aumentou significativamente, tornando obrigatória a verificação e documentação de parentesco dos mesmos.
Para saber mais sobre o Cavalo Cigano, acesse: www.coloradorivergypsies.com.

ALGUMAS REFLEXÕES

 



  TELA DE PINO DAEN I
32dangep1003l



Foto


Foto








Foto: Buenos Días! Salud Paz Felicidad a todos.󾬖



 Foto

UM ENCONTRO COM MINHA CIGANA





                        cristarot-cigana Pictures, Images and Photos

Cigana Madalena
Vós me ensinastes tudo de bom e de ruim que a vida nos apresenta.
Contigo, aprendi a amar e nada cobrar dos meus irmãos.
Aprendi que a vida deve ser vivida um dia após o outro.
Que devemos respeitar os mais velhos, pois eles sabem mais do que nós.
Aprendi a olhar o sorriso de uma criança e saber exatamente o que ela espera de mim.
Pois elas, são puras, sábias  e sinceras.
Sendo elas o início da vida,não podemos deixar de lado os seus mais tenros pedidos.
Quissá o que será o futuro?
Você, dócil e amada cigana,  que venera o sol, a lua e as estrelas, me ensinou:
Que devemos dizer sempre que está tudo mui biem...
Só assim chegaremos a maravilha da bem aventurança.
Me ensinou que a vida deve ser vivida sempre  com alegria,pois o vinho que bebemos é como
o sangue que pulsa no nosso corpo.Deve ser doce,mas tinto e de bom sabor.
Se alegrar,se encantar, ser positivo, significa que 
o sangue estará vivo em nosso ser, nos trazendo beleza e saúde.
Acreditar   primeiro,em mim, é melhor do que acreditar  nos outros. 
Você querida cigana me fez ver o féu da vida, para compreender,   valorizar,e ajudar 
ao próximo verdadeiramente ...sem ilusões, 
mas com esperança,ternura,coragem e vontade de viver. 
  Pois só assim,darei valor ao amor, a fecundidade, a prosperidade e sobretudo o amor a DEUS e aos meus semelhantes.Tu formosa cigana,que ama a família e a vida.me fez enxergar o mundo com os olhos ciganos.
Sem medo do presente,mas   coragem para o futuro.
Que bom cigana,  que me encontrei,,,

Que bom cigana que contigo caminharei.










                       Pentagrama




PINTURA EM TELA. Camille Corot:

Cigana com Bandolim

Pelo controle da composição e das relações entre as cores, nas quais está baseada toda a construção da imagem alcançando uma perfeição e acabamento individual únicos, Corot ocupa um lugar à parte entre os mestres do século XIX. Nesta obra prima do pintor, retrato de uma famosa cantora, a lembrança das ciganas, ou dos jovens músicos de Caravaggio, confere um ar de eterna boemia, fora das convenções.

 
 
http://www.masp.art.br/exposicoes/2005/as100maravilhas/3.php
 

PINTURAS CIGANAS DE ALGUNS ARTISTAS


  

LADY CRIS LUNA CIGANA).-(Kalin..pintado por Cezarina Devos Macedo  

 

 

 

 

ARTE DE DÓRIS GIACOMOLLI

           

 

 

 

    telas de Mariano Velasco,

 


 
Pintura de Paulo Husek 

Telas Leila Ullmann 

 

 

 


 


 

 

 

Pintura de Dóris Helena Giacomolli
 

 


Pintura de Guy Martinez

 

TEM PERFUME NO AR






 
Tem perfume no ar
Joguem flores!
Sintam o perfume
Queimem folhas secas
Espantem a tristeza e o azar
Abram a roda!
Cantem!
Salvem as caravanas!
Têm ciganos pra chegar
A natureza vai festejar
A paz, o amor e a união
Tragam flores!
Joguem perfume!
Na tenda cigana
Toda pessoa Santa Sara abençoa
Cantem!
Vem vindo ciganos para trabalhar!

MESAGEM VIDA CIGANA



TELA DE : Cesare Auguste Detti(Spolete, Itália, 28 de dezembro de 1847 – Paris, França, 19 de maio de 1914, " WOMEN GIPSY AND CHILD"

UM POEMA A ALMA CIGANA...





.." Viver embriagado de espaço!
dos sons bárbaros da terra
do perfume das coisas
das árvores, do mar, dos campos sem cercados,
dos pássaros que voam tontos, deslumbrados,
e da cantiga das fontes!
Desconhecendo a prisão de todas as fronteiras
e amando a inexistência de todos os horizontes!


Ergo os olhos ao céu
ergo os braços para o alto
e canto um hino ao ar, ao sol, à liberdade!"

( Poema de J. G . de Araujo Jorge~ do livro "AMO!" )

domingo, 22 de setembro de 2013

CARTOMANCIA


 FAÇA SUAS PREVISÕES CLICANDO NO SITE ABAIXO

 http://www.astral-online.com/cartomancia/index.shtml

LUZ DIVINA ACONTECE

BRILHO ESPECIAL EM SUA VIDA

VIDA DE CIGANO

O EQUILÍBRIO ESPIRITUAL

 
11 Passos em Busca da Elevação Espiritual
:: Ingrid Dalila Engel :: Os estudos mais profundos da Numerologia oferecem conhecimentos para a elevação da consciência humana, para sua evolução.

Este texto tem o objetivo de oferecer às pessoas, os elementos para que se possa iniciar a fascinante aventura de se lapidar, de se conhecer e conhecer os outros. São conhecimentos que devem ser aplicados constantemente em nossa vida diária. Exige disciplina e determinação no desenvolvimento dos nossos corpos!

Corpo 1 - Alma (Contato com nossa Alma / Humildade).

O primeiro passo é se relacionar com seu Ser Interior, irradiar vitalidade interna. Trabalhar o seu auto-reconhecimento, sua auto-estima. Equilibrar cabeça / razão com coração / sentimentos. Nada lhe servirá se você não viver em contato com sua alma para desenvolver sua criatividade e sua humildade. Acreditar que merece ser belo e espiritual porque Deus o criou assim. Viver na gratidão, na alegria, na criatividade, na compaixão e ser feliz por sentir a fluência da sua alma.

Corpo 2 - Mente Negativa / Protetora (Desejo de Pertencer / Proteção).

O segundo passo é sentir grande satisfação em estabelecer relações com profundidade e se sentir aceito, pertencendo a um grupo. Necessário desenvolver a sua mente protetora, a paciência e obedecer à sua própria voz interior, não atuando impulsivamente, movido pelo desejo de pertencer e agradar. É importante perceber com discernimento os riscos das situações, mantendo-se centrado. Não fazer nada para agradar o outro que vá contra seus próprios princípios. Canalize seu desejo de pertencer a pessoas de consciência elevada, numa conexão de alma para alma, em relacionamento de amor, onde você possa se sentir seguro. Proteger a si mesmo e ao outro com equilíbrio.

Corpo 3 - Mente Positiva / Projetiva (Positividade / Igualdade / Verdade).

O terceiro passo é trabalhar firmemente no desenvolvimento da mente positiva e projetiva. Ver o positivo, projetar Luz, Esperança e Humor. Saber elevar a si e ao outro. Sorrir! Ver o positivo nas pessoas, transmutando as sombras em Luz; eliminando a negatividade. Trabalhar a palavra na verdade, sem ilusões, sem manipulações. Usar o seu poder com equilíbrio.

Corpo 4 - Mente Meditativa / Neutra (Neutralidade / Equilíbrio / Compaixão).

O quarto passo é enxergar os acontecimentos da vida com uma atitude neutra, como uma experiência de aprendizado. Integrar em sua vida qualquer experiência mantendo a perspectiva que todo acontecimento vem para ensinar-lhe algo, torná-lo mais sábio. A mente neutra é a capacidade de escutar a mente protetora considerando os riscos de uma situação; escutar a mente positiva considerando os aspectos positivos, sem ilusões, da situação e atuar com neutralidade e sabedoria para o interesse de todos. A mente neutra nos dá a habilidade de perceber as ilusões, escutar e ser guiado pelo Ser Superior. É necessário aprender a ver todos os eventos da vida com neutralidade, mantendo-se sereno e confiante, sentindo os propósitos dos eventos.

Corpo 5 - Corpo Físico (Auto suficiência / Equilíbrio).

O quinto passo é aprender a se relacionar e manejar seu corpo físico e sua energia. Atingir a perfeição deste corpo porque existe um propósito, um trabalho que este corpo deve realizar. Desenvolver resistência, onde a organização da energia é efetiva. Viver sua vida em tal equilíbrio e harmonia compreendendo que cada parte da sua vida é sagrada. É ensinar a si mesmo e aos outros com seu exemplo de disciplina, dedicação com seu próprio modelo de ser. Significa também fazer alguns sacrifícios do seu tempo pessoal para benefício de outras pessoas.

Corpo 6 - Arco de Luz / Poder de Projeção (Proteção / Projeção / Justiça / Integridade).

O sexto passo é desenvolver um escudo de proteção contra a negatividade e desenvolver a capacidade de projetar para a vida os seus desejos e concretizá-los. O poder de criar sua própria realidade. Desenvolver um comportamento probo; manter sua palavra; ser consistente, coerente e constante. Trabalhar a ética, a honestidade consigo mesmo e com os outros. Usar seus recursos com integridade. Quando este corpo está desenvolvido o Ser é forte, firme, pleno e brilhante, capaz de resolver qualquer situação através do domínio da oração e da meditação.

Corpo 7 - Aura (Elevação / Segurança / Piedade / Misericórdia / Amor).

O sétimo passo é aceitar, amar e respeitar a si mesmo e a todos. Expandir a aura, aprender o sagrado do Ser. Levar em sua presença radiante e brilhante a compreensão, a Luz e o Amor. A aura é o campo eletromagnético que rodeia o corpo. Uma aura forte faz com que se sinta seguro, permitindo ser carinhoso e compassivo consigo mesmo e com os outros. Permite se sentir bem sozinho ou em grupo, porque desenvolveu sua auto-estima, sua segurança interior, não permitindo que as influências externas o afetem. O objetivo é fazer com que as pessoas se sintam elevadas em sua presença. Dedicar-se a elevar a si mesmo e inspirar os que o rodeiam levando esperança no seu caminho!

Corpo 8 - Corpo Prânico (Pureza / Energia).

O oitavo passo é usar a respiração para entrar em contato com a infinita energia que está à nossa disposição todo o tempo. Vencer medos, sentir-se protegido e íntegro. Abrir o coração e se expandir. Falta de prana se revela em um estado crônico de fadiga e cansaço, afetando o funcionamento da mente (Protetora, Positiva e Neutra) e o Poder de Projeção de modo que a pessoa não tem forças para atrair os recursos que necessita, sempre tendo a sensação de escassez, de que algo lhe falta, de que não tem o suficiente. É imprescindível atrair experiências de abundância. A enfermidade ocorre quando o prana não pode fluir livremente através do sistema. É necessário vencer o bloqueio para que o fluxo de energia possa ser restabelecido.

Corpo 9 - Corpo Sutil (Serenidade / Conselheiro / Sutileza / Maestria).

O nono passo é desenvolver o corpo sutil que nos permite ver o panorama geral de uma situação; nos permite ver através das aparências. Ter a profunda compreensão do porquê dos acontecimentos; ter informações para entender as situações. Ter acesso ao seu registro akáshico, a todos os acontecimentos que adquiriu nas experiências vividas nesta e em outras existências. Se o corpo sutil é desenvolvido o suficiente para entrar nestes registros, o mistério da vida será substituído pelo conhecimento, que leva à maestria, mantendo a serenidade e a compreensão, agindo com sutileza, calma e sabedoria em qualquer situação.

Corpo 10 - Corpo Radiante (Coragem / Magnetismo / Coração).

O décimo passo é potencializar o corpo radiante que nos dá uma Esfera de Luz que se estende por todos os lados do nosso corpo. É dourada, brilhante e impenetrável. Nenhuma negatividade externa pode penetrá-la e a negatividade interna é neutralizada por ela. Quando este corpo está desenvolvido, a pessoa projeta harmonia e graça ao seu redor. Entende que a abundância é uma expressão do Infinito e que o nosso desejo de nascimento é viver majestosamente a prosperidade e a felicidade. Esta Luz se projeta na sua própria vida e irradia para o outro. Minha Luz é a sua Luz! Transmite e age com coragem; luta contra os obstáculos, não se dando por vencido. É seu próprio guia. Aprendeu a controlar seu radicalismo. Tem uma presença magnética ganhando o respeito de todos por sua força e determinação!

Corpo 11 - A Totalidade (Direção / Flexibilidade / Liberação).

O décimo primeiro passo é atingirmos um ponto que é a soma de todos os 10 corpos. Chegamos à integração, ao centro de direção, à completa flexibilidade e adaptabilidade; à capacidade de elevação. É a conquista da Fênix. Renascer das cinzas e se elevar para a Luz, para o Sublime. Sabedoria de como lidar com o jogo da vida e contatar qualquer parte do seu Ser. A conquista do equilíbrio e da fluência dos seus desejos. Levar ao mundo, pelo seu próprio Ser, a existência de Deus!


Finalizo este texto sugerindo que desenvolvam estes corpos, passo a passo, utilizando ferramentas como yoga, meditação, respiração longa e profunda, praticando crenças positivas de auto estima, afirmações diárias de Luz, Prosperidade e Sucesso.

Vivam a vida com Alegria, Gratidão, Simplicidade, Humildade e Compaixão!

SALVE A UMBANDA

POUPE,SE

CAMINHO CERTO

AINDA FALANDO SOBRE HUMILDADE

A LEI NATURAL